top of page

Perguntas Frequentes

FAQ SPMUN 

O que é um modelo das Nações Unidas e simulação de negociações?

Um modelo das Nações Unidas e simulação de negociação são experiências imersivas nas quais os participantes se propõem a debater questões replicando circunstâncias em que este tema é discutido na vida real. Tem um propósito pedagógico que reúne uma série de habilidades envolvendo debate, oratória, pesquisa, além do conhecimento sobre atualidades, história, geopolítica e o funcionamento de organismos internacionais.

 

O que é o SPMUN?

O São Paulo Model United Nations (SPMUN) é uma organização voltada a promover eventos de simulação de debates estudantis que tratam de temas de relevância nacional e internacional, abordados de maneira a replicar ambientes multilaterais.

Buscamos, por meio das simulações de debates, suscitar o engajamento dos participantes em discussões de elevada relevância política, econômica, social e histórica, de maneira a estimular o pensamento crítico e ligações sobre temas atuais e do passado aplicados em ambientes de debate e pluralidade.

 

Quem pode participar do evento?

Alunos do nono ano do fundamental e ensino médio são elegíveis para participar do evento.

 

Como eu posso me inscrever?

As inscrições serão realizadas na plataforma Sympla podendo ser em delegação ou individualmente. 

Para mais informações clique aqui para ir para a página de inscrições ou direto para o evento no Sympla.

 

O que é uma delegação?

Uma delegação é um grupo de delegados que se inscreve junto para o evento. Dentro do comitê, 

 

Como a minha delegação escolhe os comitês e as representações?

No formulário de inscrição na plataforma Sympla, primeira etapa da inscrição, existe um campo onde os comitês e os países estão disponíveis para selecionar as representações desejadas. A partir do texto argumentativo enviado na segunda etapa, as representações serão distribuídas. 

Mas informações na página de inscrições.

 

Como devo me vestir?

O código de vestimenta do SPMUN é formal profissional. Pense em ternos, camisas, blazers, calças de alfaiataria, blusas, vestidos e sapatos sociais.

 

Qual a data do evento?

O evento acontecerá do dia 03 ao 07 de julho de 2023.

Aonde será o evento?

Na FECAP campus Liberdade - Av. da Liberdade 532, São Paulo - SP

 

O evento emite certificado?

O evento emite certificado para todos os delegados que participarem de pelo menos 75% das sessões e membros da equipe.

Haverá bolsas que cobrem o preço da inscrição? Quem é elegível?

O SPMUN oferece bolsas para delegados de escolas públicas. Clique aqui para mais informações sobre as bolsas MUN4U.

 

Professores podem acompanhar o evento?

Sim! Professores são bem-vindos no SPMUN. Pedimos apenas que prestem atenção na quantidade de professores indicados nos ingressos comprados. Caso mais professores queiram acompanhar, é possível comprar um ingresso de professor extra.

 

Ainda tenho dúvidas, por onde posso entrar em contato com a equipe do SPMUN?

Basta enviar um e-mail para comunicacao@spmun.com.br. Adoraremos ajudar!

INSCRIÇÕES

As inscrições desse ano acontecerão em etapas. 

 

Na primeira etapa um representante da delegação (podendo ou não ser um professor) fará a compra das inscrições no Sympla. Nessa etapa, apenas os dados do representante serão necessários. 

 

Na segunda etapa a delegação deverá enviar um texto argumentativo com o tema "Reivindicando esferas públicas" tema geral do XI SPMUN, o que servirá como base para designação de representações para delegações.

No dia 1 de junho aqueles que já tiverem as inscrições confirmadas receberão no e-mail cadastrado na primeira etapa as representações atribuídas à tal delegação, o que dará início à terceira etapa, o preenchimento do formulário de atribuição de representações. Nesse momento, cada delegação deverá preencher o formulário que será enviado por e-mail com os dados da delegação, dos delegados(as), e a atribuição de representações. 

 

Assim que todas as etapas forem concluídas, cada delegado(a) receberá em seu e-mail uma confirmação da representação escolhida na etapa 3. 

 

Pontos importantes:

  • No XI SPMUN teremos a modalidade de bolsas MUN4U que será feita a partir do envio de um comprovante de matrícula em escola pública para o e-mail comunicacao@spmun.com.br com o assunto "Comprovante MUN4U - [nome do aluno]", e assim que possível a equipe entrará em contato confirmando se foi possível seguir com a bolsa e informando o passo a passo da inscrição nesse caso. 

  • Existem quatro tipos de ingressos, sendo estes:

    • ingressos individuais: um ingresso vale para apenas 1 (uma) delegado(a);

    • ingressos trios: um ingresso vale para 3 (três) delegados(as) + 1 professor(a);

    • ingressos quintetos: um ingresso vale para 5 (cinco) delegados(as) + 1 professor(a);

    • ingressos de grupo de 10: um ingresso vale para 10 (dez) delegados(as) + 1 professor(a);

  • Em cada compra apenas é possível comprar 5 (cinco) ingressos, podendo ou não comprar mais de um tipo de ingresso.

    • Por exemplo: delegação de 19 pessoas poderá comprar 1 ingresso de 10, 1 quinteto, 1 trio e 1 individual, somando assim 19 vagas de delegados e 3 vagas de professores.

  • Caso mais professores(as) do que o contado nos ingressos em grupo, este(a) deve se inscrever na categoria "professor" no Sympla 

  • Os textos recebidos na segunda etapa serão a base para a designação de representações, de maneira que se a delegação não enviar nenhum texto, as representações serão designadas depois da designação de todas as delegações que enviaram. 

  • Fica a critério da delegação como distribuir internamente as representações recebidas

  • Após a designação de delegados(as) para as representações a mudança apenas poderá ser feita entrando em contato diretamente com a equipe a partir do e-mail comunicacao@spmun.com.br até o dia 30 de junho de 2023

  • Apenas delegados que tenham preenchido o formulário da etapa 3 ou substituidos por meio do e-mail mencionado no item anterior terão acesso como delegados ao evento

  • As políticas de cancelamento/reembolso de inscrições são as políticas da plataforma Sympla

  • As vendas de inscrições serão realizadas apenas pela plataforma Sympla

  • Caso as dúvidas não tenham sido esclarecidas, favor entrar em contato com a nossa equipe pelo e-mail comunicacao@spmun.com.br 

bottom of page